BRANDING POR TIAGO BENEVIDES

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Branding - Tiago Benevides

O que é Branding?

Branding é a Gestão da Marca como um todo. É pensar, criar, cuidar, planejar, diferenciar, executar e monitorar todos os pontos de contato de uma marca para que essa ofereça uma experiência inigualável para todos os colaboradores, parceiros, produtores e consumidores.

É provável que nos próximos anos seja mais rotineiro você ouvir falar sobre branding, por mais que você seja impactado todos os dias com alguns atributos que o envolvem, esse termo ainda é pouco difundido no Brasil.

“Traduzindo o termo Branding temos a Gestão da Marca”

Vale destacar que Branding, ou Gestão da Marca, engloba diversas estratégias de como marcas se posicionam e diferenciam-se no mercado, através de diversos atributos, como por exemplo: naming, marca, slogan, logotipo, identidade visual, identidade verbal, identidade arquitetônica, experiência sensorial e etc…  Atributos muito importantes para o entendimento de todo o conjunto de Gestão de uma Marca. Para compreendermos a função e importância do branding, podemos entender primeiro o que é marca.

Marca - Tiago Benevides

 

Mas o que é marca?

Podemos considerar como uma representação simbólica de uma experiência, empresa, produto ou serviço. Pode ser considerado como um dos maiores atributo de reconhecimento. É possível identificá-la de imediato, é utilizado para referir-se a uma determinada empresa, seja nome, imagens ou conceitos presentes no produto ou serviço. Muitas pessoas pensam que quando é referido a marca, está se dizendo apenas da sua representação gráfica, como o logotipo ou seu símbolo. Quando a compreensão de marca é muito maior do que apenas a sua representação visual. Resumindo:

Marca é todo o conjunto de experiências que um produto ou serviço proporciona ao convidado que irá experimentar, é a entrega de uma promessa de valor.

É possível entender que o significado de marca é mais intangível do que tangível, porque a real intenção é proporcionar ao convidado da experiência um combinado de diferentes emoções, sensações, experiências e percepções sobre o que está sendo experimentado.

Exemplo Mercedes Benz:

Atributos de Marca - Tiago Benevides

ATRIBUTOS: Boa engenharia, durabilidade, prestígio.

BENEFÍCIOS: Funcionais e emocionais: Status, alto preço, segurança, conforto.

VALORES: Simboliza alto desempenho, segurança, prestígio.

CULTURA: Organização, eficiência, qualidade.

PERSONALIDADE: Decisão, poder, austeridade.

USUÁRIO: Com poder aquisitivo elevado, pessoas bem sucedidas.

E branding?

Branding é estar atento a todos os pontos de contato que a marca irá expressar na sua existência. É a forma com que a promessa de valor será entregue ao convidado da marca. Quando a entrega da proposta de valor é superada a expectativa do convidado da marca é nítido a fidelidade desse convidado, transformando assim o consumidor em um difusor dos valores do business. Com o avança das aplicações do Branding ou Gestão da Marca é experienciado de que marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

Este trabalho é oferecido por profissionais especializados, que visam desenvolver de maneira positiva a reputação de marcas, produtos e organizações.

Sua execução é feita de dentro para fora do negócio, para uma marca expor seus valores únicos é fundamental que seus colaboradores entendam a proposta oferecida aos clientes. Se exterioriza os valores do negócio através de ações de marketing e relacionamento que posicionam a marca no mercado, além das ações internas na empresa, transmitindo, para todos os interessados, a experiência pretendida.

Qual a relação entre branding e marketing?

Para ficar claro, Marketing é um dos componentes que envolvem o branding. Que tem como foco a oferta de produtos e serviços através de pesquisa de mercado, adequação do consumidor, ações promocionais, adequação de produção, etc. O marketing se utiliza de técnicas para se obter um resultado a curto prazo.

Branding, por ser algo de maior amplitude, visualiza a geração de valor da marca, utilizando-se de todos os atributos que a compõe, criando assim, a longo prazo, uma marca única no segmento.

A construção de uma boa marca e a conquista de um público fiel demandam tempo e esforço. Planejar e utilizar todos os elementos que a compõe resulta no sucesso da sua empresa, na satisfação de seus clientes e na posição privilegiada que sua marca conquista com relação ao seus concorrentes. Isso ajuda a blindar a marca contra crises de mercado e eventuais erros dos quais toda empresa está sujeita.

Veja os depoimentos sobre Tiago Benevides!

 

Precisando de uma consultoria de Branding? Me envie uma mensagem!

formulário padrão
Sending

Compartilhe...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone